As turmas 21 e 22, da professora Jussara, que participa do Projeto GEEMPA, encantaram a todos com a apresentação (pela manhã e à tarde do dia 15) da Primeira Parte da Opereta "Pé de Pilão", baseada na obra de mesmo nome, escrita por Mário Quintana.
Este trabalho foi realizado com os alunos como forma de enriquecer o vocabulário, com compreensão do significado das palavras e rimas, além de melhorar sua auto-estima.
Conforme Esther Pillar Grossi, coordenadora do Projeto GEEMPA, "Dramatizar um contexto dialético é algo essencial para otimizar a aprendizagem. Significa levar ao corpo as idéias que povoam este contexto. É incorporar nos alunos-sujeitos o que se quer que eles aprendam.
Incorporar é muito mais do que concretizar.
Concretiza-se um contexto de ensino quando se materializa sua lógica num material didático. Dramatizar um contexto escolar é impregnar com ele a sede das aprendizagens, que é o corpo das instâncias do esquema:
Organismo → Corpo → Inteligência/Desejo de Aprender”
Fonte: Livro -Uma Linguagem poética nas Pós-Alfabetização – 2010 (GEEMPA-Grupo de Estudos sobre Educação, Tecnologia de Pesquisa e Ação)
Após esta apresentação, a música "Anjos da Guarda" de Leci Brandão foi entoada pelo grupo, acompanhado pelos demais colegas da Escola.
As turmas 21 e 22 agradecem em especial ao aluno Luís Natanael (turma 61) pela sua colaboração na confecção do cenário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário