05/10/10 – Lançamento do Projeto Interdisciplinar do 3º Trimestre: “O Homem, Agente de Transformação”
Áreas envolvidas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa; Língua Inglesa;
Educação Artística; Educação Física; Ciências; Matemática;
História; Geografia; Filosofia; Ensino Religioso
Professores envolvidos: professores da Escola que cursam Lições do Rio Grande – Ensino Fundamental e professores regentes do Currículo Por Disciplina.
Níveis de Ensino: 5ª a 8ª séries
Coordenação: Vera Regina Vargas Garcia (Coordenadora Pedagógica)
Justificativa: Devido à necessidade de educar-se, contribuindo para o resgate do sentimento de valorização da vida, levando o aluno a buscar alternativas para melhorar a sua condição social, através de uma consciência cidadã, justifica-se o presente projeto.
Competências / Habilidades:
Competências Transversais: Ler; Escrever; Resolver Problemas
Competências Gerais:
- Ler, analisar, interpretar, problematizar, sensibilizar e refletir sobre reportagens e outros documentos que abordem os seguintes assuntos: Meio Ambiente; Saúde (doenças, drogas, gravidez na adolescência); Controle da Natalidade; Políticas Públicas; Consciência Negra; Cultura Gaúcha; Valores (Compromisso, Respeito, Ética, Solidariedade, Superação, Valorização da Vida).
- Problematizar os assuntos listados acima, a fim de sensibilizar e conscientizar o aluno para a necessidade de alternativas e de possíveis soluções.
- Pesquisar e analisar dados estatísticos referentes a tais assuntos; analisar e avaliar atitudes pessoais e sociais, entender o homem como principal agente de transformação social.
- Compreender o universo de produção de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal e o modo como afetam a educação dos corpos, analisando criticamente os modelos disseminados na mídia, evitando posturas bitoladas, consumistas e preconceituosas.
- Caracterizar a vida em sua diversidade e relação com o ambiente no processo de transformação e evolução da natureza.
- Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômica e cultural.
Áreas envolvidas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa; Língua Inglesa;
Educação Artística; Educação Física; Ciências; Matemática;
História; Geografia; Filosofia; Ensino Religioso
Professores envolvidos: professores da Escola que cursam Lições do Rio Grande – Ensino Fundamental e professores regentes do Currículo Por Disciplina.
Níveis de Ensino: 5ª a 8ª séries
Coordenação: Vera Regina Vargas Garcia (Coordenadora Pedagógica)
Justificativa: Devido à necessidade de educar-se, contribuindo para o resgate do sentimento de valorização da vida, levando o aluno a buscar alternativas para melhorar a sua condição social, através de uma consciência cidadã, justifica-se o presente projeto.
Competências / Habilidades:
Competências Transversais: Ler; Escrever; Resolver Problemas
Competências Gerais:
- Ler, analisar, interpretar, problematizar, sensibilizar e refletir sobre reportagens e outros documentos que abordem os seguintes assuntos: Meio Ambiente; Saúde (doenças, drogas, gravidez na adolescência); Controle da Natalidade; Políticas Públicas; Consciência Negra; Cultura Gaúcha; Valores (Compromisso, Respeito, Ética, Solidariedade, Superação, Valorização da Vida).
- Problematizar os assuntos listados acima, a fim de sensibilizar e conscientizar o aluno para a necessidade de alternativas e de possíveis soluções.
- Pesquisar e analisar dados estatísticos referentes a tais assuntos; analisar e avaliar atitudes pessoais e sociais, entender o homem como principal agente de transformação social.
- Compreender o universo de produção de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal e o modo como afetam a educação dos corpos, analisando criticamente os modelos disseminados na mídia, evitando posturas bitoladas, consumistas e preconceituosas.
- Caracterizar a vida em sua diversidade e relação com o ambiente no processo de transformação e evolução da natureza.
- Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômica e cultural.
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